Dificuldades Para Relaxar?




“E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.” Atos 1:4

Sempre depois de um período de muito trabalho como são para mim os três últimos meses que antecedem o Natal onde a correria é inevitável, com tantas coisas para serem resolvidas quase que ao mesmo tempo, eu tenho certa dificuldade de simplesmente relaxar, descansar, parar.
Ficar em casa o tempo todo, dormir até tarde (algo que não consigo mais), pra mim não tem nada de relaxante, então como nem sempre estou com dinheiro para viajar , conhecer novos lugares, tiro este período de “descanso” para ler muito, ver muitos filmes em DVD, dar uma repaginada nos meus blogs, aparecer um pouco mais nas redes sociais que faço parte e com isso tento relaxar.
Mas o engraçado é que quando estou trabalhando intensamente, fico o tempo todo dizendo pra mim mesma, “ah! Não vejo a hora de poder descansar”, até mesmo porque é um período de muito estresse, por causa da correria, fico sem muita paciência no meu dia a dia principalmente com aprendizes de caixas em supermercados e bancos, vendedores lerdos, no trânsito então... não sou de sair xingando os motoristas, mas que me dar nos nervos cruzar o tempo todo com motorista enrolado, a isso me dá.
Na verdade ainda não consegui aprender a desfrutar tirando o melhor proveito de cada período da minha vida e isso não é nada bom, porque se não aprendemos a desfrutar, o tempo passa a ser o nosso inimigo número um.
E quais são as conseqüências disso?
Cansaço, desânimo, impaciência, decisões precipitadas, querer tudo pra hoje e agora.
Óbvio que já melhorei bastante, antigamente, ou eu fazia uma coisa ou fazia outra. Hoje já consigo ter uma atividade na igreja e trabalhar ao mesmo tempo, passagens como dos Salmos 127: 1,2 “Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo”, estas passagens tem tido grande peso e sentido na minha vida.
E eu quero aprender a desfrutar, não tenho mais 20 anos, se eu continuar com o pé o tempo todo no acelerador vou acabar encontrando um poste que me obrigue a parar.
Essa é uma verdade em nossos dias por não saber desfrutar de cada período da vida esperando o melhor momento para agir, reagir, tomar decisões, muitos tem vivido uma vida de ansiedade, angústia, depressão, medos, pânicos, doenças do nosso século.
Quando Jesus diz em Marcos 8:36 “Que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro e depois perder a sua alma” ele apenas não se referia a questão céu e inferno mas nos ensinava que quando você não descobre o verdadeiro sentido de viver você lança todos dias a sua alma no inferno.
Mas, vamos voltar ao texto inicial.
O que estava acontecendo aqui?
Estamos no período entre a ressurreição e a ascensão de Cristo.
Jesus já havia aparecido algumas vezes aos seus discípulos e esta é a última relatada na Bíblia antes da sua ascensão, se reuniram para comer e conversa vai e conversa vem e eles o interroga (baseando também no que diz os outros livros, Mateus, Marcos, Lucas e João):
- E agora Senhor o que vamos fazer?
- Bem, vocês vão a todo o mundo anunciar o evangelho a toda a criatura.
- Como? Que estratégia iremos utilizar?
Não podemos esquecer que mesmo eles estando alegres porque Jesus havia ressuscitado e de que todo o trabalho não foi em vão e de que havia uma promessa sobre suas vidas, eles não tinham a mínima idéia de como fazer acontecer.
Quantas vezes nos sentimos assim...
O que fazer? Como fazer?
Que decisão tomar?
Que angústia...
E aí o Senhor vem e diz:
Ficai e esperai
Bom, foi exatamente isto que o Senhor disse para eles, “ficai e esperai em Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”.
Por que esperar?
Por que na maioria das vezes temos que nos aquietar e ter paciência?
Apesar dos discípulos se sentirem prontos para a grande comissão, o Senhor queria e esperava mais deles, esperava que eles digerissem melhor tudo que haviam aprendido, tudo que haviam passado, que interiorizassem bem todos os alertas de Deus, que não seria fácil, que eles seriam perseguidos, enfrentariam a morte, ou seja, que eles amadurecessem.
E é exatamente assim conosco, no meu caso para que cada período de trabalho intenso seja menos desgastante e estressante, preciso desse período de descanso não só para não fazer nada, mas para, perceber o que posso melhorar, o que posso fazer para não cometer os mesmos erros.
Aquietar e esperar são uma das tarefas mais difíceis para o ser humano de nosso tempo, principalmente com a loucura que vivemos de uma informação nova a cada instante.
Porém se não aprendermos a nos aquietarmos e esperarmos confiantemente no Senhor, no mínimo enlouqueceremos.

"Mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam". Isaías 40:31

Fiquem Na Paz!
Feliz 2011


Comentários

Pastora Neide disse…
Oi amiga, gostei muito do seu Blog e das suas postagens. Eu sou uma pessoa calma no geral, mas aa vezes fico impaciente também. Mas, isto não é nada bom, faz mal ao nosso organismo. O que nos faz pensar no fruto do Espírito, principalmente "Domínio Próprio", eis a solução. Um forte abraço amiga. Vou linkar você. Ofereço o meu Award da Comunhão e a Bênção Sacerdotal! Bjs!
Cristina Lima disse…
Olá, como vai?

Essa vida que levamos nos remete a temperamentos indesejados como esse...

Então, devemos tentar viver um dia de cada vez, deixar tudo correr e saber administrar tudo no tempo certo.

Um ano novo cheio de realizações e bençãos na sua vida!

Bjs
Chris

Postagens mais visitadas deste blog

Porque Amo Cantar no Coral

Aprendendo Com Jotão

Dissolvendo os mitos de um casamento cristão