sábado, 16 de janeiro de 2010

Escrever - Indicador de cura de várias doenças


Depois de sofrer de TPM por mais de uma década, Debra Van Wert, 44, de Rochester, Nova York, começou a gravar seus sintomas. Três meses depois, ela viu um padrão. "Escrever me ajudou a antecipar fases hormonais e identificar quais semana eu me sentia melhor ou pior", diz Van Wert. Hoje, ela está em melhor controle de sua condição. Ela teve a idéia certa. Os pesquisadores estão descobrindo que manter um diário pode reduzir a dor, ajudar com a perda de peso, aliviar o stress grave. "Escrever pode produzir mudanças nas respostas imunes ou hormonal ao estresse, e melhorar os relacionamentos e a nossa capacidade de lidar com o estresse", diz Joshua M. Smyth, um psicólogo da Universidade de Syracuse. Ele descobriu que escrever sobre uma experiência traumática aliviou a dor em pacientes com artrite reumatóide e melhorava a função respiratória em asmáticos. Outras pesquisas encontraram os seguintes benefícios da escrita:
Perder peso -
Provou-se que manter um diário alimentar detalhado ajuda a emagrecer. Num estudo, este era o indicador mais forte de perda de peso. Os investigadores do Women's Health Initiative constatou que os diários alimentares ajudam a criar a consciência sobre o consumo de calorias e gordura ingerida. E, quando você sabe o quanto você está comendo, é mais fácil fazer mudanças.
Melhora o sono -

Na Universidade Temple as mulheres que escreveram sobre experiências traumáticas, como estupro ou um grave acidente de carro relataram menos dores de cabeça, problemas de sono e sintomas depressivos do que aqueles que não fizeram.
Combate às doenças -
Em um estudo de 2002 em Israel, Ben-Gurion University, as pessoas que escreveram sobre um evento estressante fez menos visitas a clínicas de saúde nos próximos 15 meses.
Alívio do estresse -
Em um estudo em Chicago Medical School, em pacientes com câncer que não tinham apoio da família e que escreveu sobre sua doença, durante 20 minutos por dia, relataram menos stress por até seis meses.

Postar um comentário